Fundação BIAL

Há 30 anos a distinguir e apoiar os que procuram avançar na ciência
e no conhecimento em Portugal e no mundo.

Apoios à Investigação Científica

Nas áreas da Psicofisiologia e Parapsicologia

Últimas Novidades

Não perca os nossos Destaques e Science Stories

Sobre nós

Prémios

Apoios

Simpósios

Notícias

Sonhar enquanto se dorme e “sonhar acordado”: diferenças e semelhanças

Sabia que os sonhos “diurnos” refletem acontecimentos dos dois dias anteriores, enquanto os sonhos “noturnos” se assemelham a um enredo de ficção?

Saber mais

O seu cão tem competências sociais?

Estudo revela que a visualização do rosto do dono funciona como reforço social positivo para os cães. Conheça resultados intrigantes sobre o “melhor amigo do homem”.

Notícias

A área motora suplementar está envolvida no controle automático do comportamento?

Ignacio Obeso, investigador principal do projeto de investigação 230/18 - Unraveling the mechanisms behind automatic and emotional control: Psychophysiological, cortical excitability and functional connectivity measures, apoiado pela Fundação BIAL, pretendeu testar o possível papel direto da área motora suplementar (AMS) na inibição de respostas automáticas e voluntárias, recorrendo a duas técnicas inibitórias de estimulação cerebral não-invasiva (NIBS) aplicada na AMS, designadamente: estimulação magnética transcraniana repetitiva (rTMS) e estimulação de campo magnético estático transcraniano (tSMS). Os participantes receberam tratamento real e simulado (sham). Não se verificou um impacto relevante do tipo de tratamento (rTMS e tSMS) ou da condição (real vs. sham) nas fases de treino e de teste em tarefas de go/no go e stop signal. Os dados parecem indicar que a AMS tem um envolvimento reduzido ou indireto no controlo automático do comportamento. Estes resultados são apresentados no artigo The supplementary motor area and automatic cognitive control: Lack of evidence from two neuromodulation techniques publicado na revista científica Journal of Cognitive Neuroscience.

Saber mais

Quando as experiências do tipo psicótico se tornam desadaptativas?

A evidência sugere que as experiências do tipo psicótico (ETP) existem ao longo de um continuum que progride de episódios subclínicos benignos numa extremidade a sintomas psicóticos graves na outra. Nas crianças, as ETP são comuns e tipicamente benignas, mas, em alguns casos, podem ser stressantes e desadaptativas. No âmbito do projeto de investigação 194/12 - Characterising developmental trajectories of brain function from childhood into adolescence, apoiado pela Fundação BIAL, Kristin Laurens teve como objetivo examinar se a probabilidade das ETP serem stressantes ou incapacitantes diferia em função dos sintomas patológicos coocorrentes. Observou-se que crianças com problemas concomitantes de internalização e/ou externalização tinham maior probabilidade de apresentarem ETP stressantes e/ou incapacitantes em comparação com crianças sem psicopatologia coocorrente (somente ETP). As implicações destes resultados são discutidas no artigo Increased likelihood of distressing and functionally impairing psychotic-like experiences among children with co-occurring internalising and externalising problems publicado na revista Schizophrenia Research.

Saber mais

O impacto do envelhecimento no processamento facial

No âmbito do projeto de investigação 249/16 - Healthy aging and economic decision-making: neuropsychophysiological examination of the affect-integration-motivation framework of decision-making in aging brain, apoiado pela Fundação BIAL, João Marques-Teixeira e colaboradores analisaram o impacto do envelhecimento no processamento facial. Verificaram que os adultos mais velhos, quando comparados com os jovens, ativam recursos neuronais adicionais durante a visualização de expressões faciais de emoção, bem como de estímulos não faciais (casas e canecas). O envelhecimento pode dificultar o processamento neural de expressões faciais de emoção, e essa dificuldade pode ser exacerbada durante a identificação de emoções de rostos de seus pares da mesma idade. Mais resultados estão disponíveis no artigo Effects of aging on face processing: An ERP study of the own-age bias with neutral and emotional faces publicado na revista científica Cortex.